Documentos de transporte

Documentos de transporte

Saiba mais sobre documentos de transporte




Saiba + sobre documentos de transporte.
É necessário comunicar os documentos de transporte antes de sair com a mercadoria mesmo circulando com a guia? Como configurar?
 
Sim, é sempre necessário comunicar os documentos de transporte com a Autoridade Tributária através de softwares certificados ou por telefone. O Sm Softmanagement permite configurar a ligação através de web services à Autoridade tributária, garantindo de forma automática um número de identificação da guia de transporte.
O que é a guia de transporte?

A guia de transporte é um documento que deve acompanhar a circulação em Portugal dos bens envolvidos em operações efetuadas por sujeitos passivos de IVA. Por regra, a guia de transporte deve ser processados em três exemplares, sendo o original e duplicado que acompanham os bens, o primeiro para o adquirente ou destinatário e o segundo para as autoridades de fiscalização. Como emitir no SM?
Como posso alterar o documento de transporte até ao momento do envio?
 
No que respeita às alterações aos documentos de transporte, antes de iniciado o transporte, esses documentos podem ser anulados, ou os seus elementos alterados, nomeadamente data e hora de início do transporte, quantidades e bens a transportar, locais de descarga. Para o efeito deve utilizar no Softmanagement o documento em preparação, convertendo no momento do envio em guia de transporte.

 
Quem tem de processar a guia de transporte e quando?
 
Os documentos de transporte são processados pelos sujeitos passivos de IVA que sejam remetentes dos bens e pelos detentores dos bens, antes do início da circulação.
 
 
O que é uma guia de transporte global?

Existem situações em que na altura da saída e transporte de bens ou mercadorias o cliente é desconhecido ou não conhecemos a quantidade que transportaremos para cada um. Neste caso, deverá ser emitida uma guia de transporte global. Esta guia tem uma validade de 48 horas e deve ser emitida sempre em triplicado. De modo a ser válida deverá ter também um código AT atribuído. Esta guia será processada como uma guia de transporte mas com algumas diferenças. Saiba como neste vídeo explicativo.
 
Sabia que com o SM todo o workflows de emissão de documentos é muito eficiente?
 
No Sm Softmanagement procuramos encontrar formas de tornar mais eficiente o processo de emissão de guias de transporte. Assim é possível:
 
Duplicar guias de transporte – se tem transporte rotineiros para os seus clientes.
Diferença entre guia de transporte e guia de ativos próprios - Para transporte dos ativos da sua empresa, utilize uma tipologia de documento própria.
Adicionar locais de carga, descarga e viaturas – Torne o processo mais simplificado ao criar defaults no ERP.
Converter guias de transporte em faturas – com um clique emita a sua fatura.
Como emitir uma guia de transporte sem valores visíveis no documento - se deseja que não apareçam valores na guia de transporte.