Nova versão do SAF-T (PT) 1.04

Nova versão do SAF-T (PT) 1.04

O SM lança nova versão adequada ao SAF-T (PT) 1.04

NOVO SAFT 1.04_01

versão 2.8.7.0
 
Na sequência da publicação da portaria nº302/2016, de 2 de Dezembro, foi alterada a estrutura de dados do ficheiro SAF-T (PT), que apresenta a versão 1.04.

Destaque-se, no que respeita aos programas de faturação:

- Documentos como por exemplo as pró-formas, notas de encomenda e orçamentos, passam a estar incluídos no ficheiro SAF-T(PT), bem como campo para referência ao documento de origem, e obedecem a regras mais rígidas (como não ser possível alterar após gravação) .
- Obrigatoriedade de indicação do número de série do produtoque conste nos documentos, como por exemplo nos telefones o EMEI, nas publicações o ISSN.
 

Estas alterações entram em vigor no dia 1 de Julho de 2017 e aplicam-se a todos os sujeitos passivos de IRC que possuam contabilidade organizada.

O SM conta também com algumas novidades que melhoram a eficiência do programa com as alterações introduzidas.
 


SM Base
  • De forma a melhorar a eficácia do SM com a introdução destas novidades, implementamos uma funcionalidade que permite duplicar um documento original, facilitando alterações que tenham que ser feitas, por exemplo a um orçamento, pró-forma ou encomenda.
  • É possível criar um documento em preparação que pode ser convertido em pró-forma, orçamento, e outras tipologias de documento.


SM Stocks
  • Na gestão de stocks, na tabela auxiliar de definições de stock, pode definir se determinada tipologia é "número de série". Pode assim dar entrada de stock equipamentos com os respetivos número de série e posteriormente aplicar nos documentos de clientes, comunicando a autoridade tributária.